No dia 14 de março, os trabalhadores filiados ao SINTERPUM participaram da Assembleia Ordinária convocada pela direção do Sindicato para deliberar sobre temas importantes para a categoria.
A pauta apresentada para deliberação foi:
1 – Eleição para o CNE (Conselho Nacional de Entidades da CNTE;
2 – Calendário Escolar Anual;
3 – Ação da FUNDEF;
4 – Campanha Salarial 2019;
5 – Assuntos Gerais.
As deliberações da Assembleia seguiram a ordem da pauta apresentada. Os delegados eleitos para o CNE foram Gerson Paiva (titular) e Francisco Abreu (suplente). O Calendário Escolar Anual foi debatido com os professores que fizeram apenas observações que na maioria das escolas se chegou ao consenso sobre as aulas no dia de sábado, sem maiores sacrifícios para alunos e professores.
Sobre a ação do FUNDEF, foi deliberado que apenas os trabalhadores envolvidos na ação devem participar de uma reunião para avaliar se contrata uma banca de advogados ou não. Objetivo é avaliar as estratégias para a continuidade do processo.
Após uma avaliação geral sobre o reajuste salarial oferecido pela prefeitura que foi aprovado com o valor de 4,17%, a Assembleia deliberou que o sindicato deve lutar pelo reajuste de 5,83%, o que fecharia com um reajuste real de 10%, levando em consideração os prejuízos e perdas dos últimos anos.
Dentro da pauta de reivindicação no que diz respeito a campanha salarial 2019, a presidente apresentou parte da proposta encaminhada ao prefeito no ano de 2013, visto que algumas já foram contempladas. Confira os itens que foram abordados na reunião com a secretária dia 11/03/2019 e que serão protocolados ao prefeito juntamente com as outras deliberações da assembleia.
– Data de pagamento (último dia útil do mês);- Risco de vida dos vigias;- Gratificação por deslocamento da zona rural;- Gratificação por titulação – setor administrativo;- Redução de carga horário;- Gratificação de intraturno.
A última pauta referente a Assuntos Gerais, a diretoria comunicou que estavam preparando um Boletim Informativo do SINTERPUM, um seminário sobre a previdência para o mês de abril. Que no próximo dia 21/03 o Sindicato irá realizar uma atividade de comemoração aos seus 16 anos de luta e uma homenagem ao dia internacional das mulheres.