A gestão democrática é uma valiosa conquista da categoria do magistério público de Timon. Ela expressa a concepção de Educação que entende a escola como espaço coletivo de aprendizagem e convivência e contempla os princípios de participação, pluralismo, autonomia, transparência e qualidade social. Precisamos fortalecer esse projeto participando em peso deste importante instrumento de construção da Educação Municipal.
Embora a gestão democrática seja um direito garantido na Constituição Federal e da LDB, e tendo algumas alterações devido a nova lei do FUNDEB, apenas dezesseis escolas do município tinham o direito a eleição direta para Diretor(a), Vice-Diretor(a) e para o Conselho Escolar, lembra o Secretário de Finanças Manoel Júnior. Neste novo processo eleitoral os futuros gestores escolares passarão antes por uma seleção de critérios técnicos, como estabelece a nova lei do FUNDEB e a segunda etapa será por eleição direta da comunidade escolar que pela primeira vez será realizada em 20 escolas da rede municipal tanto da zona urbana quanto da zona rural que preenchem os requisitos de 12 turmas e prédio próprio.
A meta do SINTERPUM é que haja eleições democráticas em 100% das escolas da rede municipal. Sabemos que há um grande e árduo caminho a ser percorrido. Dessa forma, sempre em frente e sem retroceder, conseguiremos avançar juntos. O SINTERPUM deseja que toda a comunidade escolar de Timon participe e ajude na construção da educação municipal de qualidade e gratuita, e que utilize esse importante instrumento democrático para que cada escola continue a ser um ambiente saudável de aprendizagem, cidadania e convivência pacífica.
SINTERPUM – COMPROMISSO, TRABALHO E SERIEDADE.