INSTITUCIONAL

SINTERPUM – UM HISTÓRICO DE LUTA:09 ANOS LUTANDO PELA DIGNIDADE DOS PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO.

ORGANIZAÇÃO CONSOLIDADA

Os Trabalhadores em Educação do Município de Timon – MA estão com sua organização consolidada. Mas, para isso muita luta teve de ser travada. A história dessa luta tem o ano de 2003 como um marco. Naquele ano, os professores da rede municipal que estavam com seus salários atrasados fizeram greve e começaram a se organizar.

No mesmo ano, no Complexo Educacional de Ensino Médio Higino Cunha, ocorreram várias reuniões da comissão pró-formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal.

O desejo de fundar um sindicato só da educação, surgiu da necessidade de um sindicato atuante, que realmente representasse a categoria da Educação. A insatisfação com o sindicato dos servidores públicos recém-eleito foi decisivo (o mesmo está desativado até hoje). O SINTERPUM foi fundado dia 22 de Março de 2003 e eleita a comissão provisória composta pelo (as): Professor Hermenegildo da Silva Osório, Professora Regina Lúcia da Cunha Lima e Eliana da Silva. O estatuto foi aprovado em assembléia geral extraordinária  realizada em 05/04/2003.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Timon – SINTERPUM, desde sua fundação, vem lutando pela dignidade dos professores e demais servidores municipais em educação, pela elaboração de um Plano de Carreira justo e por melhores salários, para que a categoria seja valorizada. Desde sua criação, o SINTERPUM caracteriza-se como uma instituição democrática, de luta, independente do Executivo Municipal, em defesa do magistério. Protagonista de lutas constantes, mas cada professor precisa estar consciente de que sua participação é fundamental para tornar possível a valorização da categoria e a realização de suas reivindicações.

Atualmente o Sindicato possui mais de 500 servidores sindicalizados, os quais têm à disposição uma série de serviços, tais como: representação na luta pela melhoria do Plano de Carreira do Magistério Municipal, Assistência Jurídica, atendimento personalizado na sede do SINTERPUM para atender dúvidas quanto aos direitos dos sindicalizados, convênio com o SESC e UNIMED Plano de Saúde. Jornal impresso com informações relevantes aos professores, além da realização anual da Festa do Professor e demais Servidores Público, Seminário, Fóruns que tratam de assuntos pertinentes sugerido pelos associados e é oferecido gratuitamente.

ESTRUTURA

Com sede própria localizada à Rua Treze, 1360 Parque Piauí II Timon – MA, adquirida no ano de 2006 com recurso próprio, proveniente dos sócio-filiados.  

O SINTERPUM é dirigido por uma diretoria composta pelos seguintes cargos: Presidência e Vice-Presidência; Secretaria Geral, Secrbetaria de Finanças, Diretoria de Assuntos Educacionais, de Comunicação, Políticas Sociais, Formação Política e Sindical, Assuntos Jurídicos. O SINTERPUM é composto ainda por cinco suplentes de diretores, seis conselheiros fiscais, sendo três titulares e três suplentes.

As instâncias da entidade são subordinadas a Assembléia Geral. Respeitando os princípios de trabalho coletivo e das ações de planejamento estratégico situacional. Toda a Direção Executiva interage no encaminhamento das lutas da entidade.

LUTA PELA CIDADANIA

Como o maior sindicato organizado na cidade de Timon – MA, filiado à CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação,O SINTERPUM em sua luta extrapola as questões específicas da categoria, discutindo temas polêmicos como: exploração do trabalho infantil, reforma agrária, emprego, saúde no trabalho, racismo e opressão de gênero, contribuindo para uma maior participação no cenário político-social de Timon,do Maranhão e do Brasil.

Convivendo diariamente com a realidade das crianças timonenses, os profissionais da educação lutam em defesa de uma escola pública democrática e de qualidade, encaminhando suas propostas para os órgãos do Governo Municipal e Federal, da Câmara de Vereadores e Congresso Nacional.

As diversas pesquisas desenvolvidas pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação têm respaldado a luta dos trabalhadores em educação do município de Timon, por políticas públicas focadas nas reais e urgentes necessidades do ensino público. São pesquisas sobre saúde e condições de vida dos educadores, análise crítica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), condições dos trabalhadores aposentados, dentre outras.

O SINTERPUM FAZ PARTE DAS 43 ENTIDADES FILIADAS A CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação conta, hoje, com 43 entidades filiadas, sendo 27 estaduais, duas distritais e 14 municipais. Dentre elas o SINTERPUM. Através desta Confederação o Sindicato mostra a sua força participando das lutas nacionais.

Esta entidade luta pela valorização dos Trabalhadores em Educação, pautando-se pela mobilização, pela profissionalização, pela carreira, pelo piso salarial profissional nacional, pela garantia dos direitos sociais e pela ampliação dos espaços de cidadania.

As lutas encaminhadas por greves, manifestações, caravanas, protestos e ocupações contam com imensa participação da base e marcam os últimos anos de história da categoria. Uma base formada por uma grande maioria de mulheres, revelando uma dimensão fundamental para o enfrentamento e as estratégias de luta contra a desprofissionalização, o arrocho salarial e a múltipla jornada de trabalho.

Nesta luta contínua pela melhoria da educação, das condições de vida, todos são importantes: professoras, professores, funcionárias, funcionários, e especialistas. Reunidos em Sindicatos – instrumentos de ação para novas conquistas que refletirão no futuro do país, abrindo com certeza possibilidades mais amplas de felicidade.

Relação de Presidentes e Gestões:

Gestão 2003/2004  –  Eliana da Silva;

Gestão 2004/2006  Francisca Uerly dos Santos Queiroz;

Gestão 2006/2009  –  Norma Suely da Silva Viana

Gestão 2009/20012  –  Norma Suely da Silva Viana     

Numa breve cronologia das atividades do SINTERPUM, nos 08 anos de existência, em defesa dos direitos dos profissionais de educação, vale à pena destacar:

2003 Ano da fundação: Ocorreram às primeiras reuniões, formou-se a primeira comissão provisória, em seguida a 1ª eleição para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. 1°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”.

2004; O SINTERPUM contava com apenas 00 associados, número que foi crescendo paulatinamente no decorrer dos anos, transformando o sindicato na organização responsável pelas conquistas referentes à regulamentação do regime jurídico dos servidores em educação. Iniciou a campanha pela Reformulação do Estatuto do Magistério;

O SINTERPUM realizou a 1ª Feijoada beneficente em prol da aquisição de recurso para manter a GREVE GERAL DEFLAGRDA PELOS SERVIDORES EM EDUCAÇÃO.

2005; Ingressou com ações judiciais para garantia dos direitos dos associados, dentre eles, os professores da Educação Infantil;

2006; Adquiriu sua sede própria, localizada à Rua Treze, 1360 Parque Piauí II Timon – MA Conquistou a Aprovação do Novo Estatuto do Magistério na Câmara de Vereadores, apesar de algumas perdas;  Gestão Democrática nas Escolas – Diretores eleitos diretamente pelos alunos, pais de alunos, e servidores;   Também conquistou a Inclusão dos Professores da Educação Infantil no Estatuto do Magistério, apesar da prefeita ter atribuído um intertísio de 2 anos para que esses professores pudessem ter sua progressão funcional,ou seja,mudança de classe; Realizou a 2ª Feijoada, dessa vez, em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal; Evento este que passou a fazer parte do calendário anual do sindicato.

2007; Inaugurou sua sede própria, reformada para o maior conforto e comodidade dos sócios; Realizou a 3ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal; 1°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”. Participou da Marcha em Brasília pelo Piso Salarial Profissional Nacional;

2008   O sindicato viu sua luta concretizada, com a inclusão dos demais Servidores em Educação no Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério; Realizou a 4ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal; 2°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”. 

2009; Realizou a 5ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal; 3°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”. 

2010; O sindicato realizou campanha pelos direitos dos professores e demais funcionários efetivos e contratados. Fez abaixo assinado reforçando o pedido do ministério público de afastamento da Prefeita Socorro Waquim por improbidade administrativa; Divulgou VT na mídia televisiva mostrando a cara da prefeita contando suas falsas promessas; Fez carreatas, passeata, greve,paralisação para mostrar o repúdio ao atraso salarial promovido pelo executivo municipal; Professoras foram agredidas na porta da secretaria de educação por reivindicar seus direitos; Oficializou sua filiação a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

2011; O SINTERPUM realizou a 6ª Feijoada em homenagem aos professores e a todo o funcionário público da Educação Municipal; Denunciou o Atraso Salarial imposto pela prefeita; Espalhou outdoor mostrando a cara dos Traidores da Educação (a prefeita e nove vereadores); 4°Protesto no Desfile Cívico de 7 de setembro – que marca a “Independência do Brasil”. 

2012; DIREÇÃO

A gestão atual, com mandato até 2021, está assim composta:

DIRETORIA EXECUTIVA:

1.    Presidência: Norma Suely da Silva Viana; 2.    Vice- Presidência: Ana Cláudia de Araújo Lima;

3.    Secretaria Geral: Francisca Mendes Paiva;

4.    Secretaria Geral Adjunta: Aldenice Maria;

5.    Secretaria de Finanças: Maria Edina Ferreira Neres;

6.    Secretaria de Finanças Adjunta: Tânia Maria Pereira da Silva;

7.    Diretoria de Assuntos Educacionais: Sandra Gardênia;

8.    Diretoria de Formação Política e Sindical: Elizângela Leonarda da Silva;

9.    Diretoria de Políticas Sociais: Maria Helena da Cruz Souza;

10. Diretoria de Assuntos Jurídicos: Francitânia de Assunção Brito;

11. Diretoria de Comunicação: Márcia do Nascimento Feitosa Freitas;

SUPLÊNCIA DA DIRETORIA:

1.    Manoel Paulo de Oliveira;

2.    Leni Everson;

3.    Nilda Alves;

4.    Maria Creusimar;

5.    Maria das Dores;

CONSELHO FISCAL:

1.    Lúcia Maria Pereira;

2.    Vanda Maria de Carvalho Lima;

3.    Estefânia Maria de Brito;

SUPLÊNCIA DO CONSELHO FISCAL:

1.    Teresa Eugênia Castelo Branco;

2.    Joana D‘arc;

3.    Rubenita;

GESTÃO ATUAL – TRIÊNIO 2012/2012 DIRETORIA EXECUTIVA

Presidenta: Francisca Mendes Paiva             

Vice-Pres: Norma Suely da Silva Viana            

Secretário (a) Geral: Edna Maria Rodrigues das Neves                                                                         

Sec. Geral Adjunta: Vanda Mª de Carvalho Lima

Sec. de Finanças: Maria Édina Ferreira Neres                               

Sec. de Finanças Adjunta: Tânia Mª Pereira da Silva                   

Sec. de Assuntos Educacionais: Maria Helena da Cruz Sousa     

Dir. de Políticas Sociais: Márcia Nascimento F. Freitas                   

Dir. de Formação Política Sindical: Lúcia Maria Pereira                 

Dir. de Comunicação: Elisângela Leonarda da Silva                 

Dir. de Assuntos Jurídicos: Ana Cláudia lima Araújo     

SUPLENTES

 Suplente 1: Francisca Maria da Silva                                       

Suplente 2 José Francisco da Silva                               

Suplente 3 Francitânia de Assunção Brito                  

Suplente 4 : Gracilda lima Sucupira da Costa             

Suplente 5 : Rondnelle Rocha Monteiro                      

CONSELHO FISCAL

Titular 1: Teresa Eugênia Castelo Branco de Barros                                

Titular 2: Aldenice  Maria dos Reis Oliveira                                                     

Titular 3: Sandra Gardênia Ribeiro                                           

Suplente 1:Francisca Edna de Araújo                                      

Suplente 2: Estefânia Mª de Brito Sousa                                                       

Suplente 3: Maria das Dôres da Silva Nascimento Oliveira